Close Menu

Busque por Palavra Chave

Debates Sociais | A grandeza da cidadania e a tolice de continuar errando

Por: Axe Schettini
05/10/2018 15:42 - Atualizado em 05/10/2018 15:46

A eleição geral deste domingo (07) dá duas opções ao cidadão que busca uma vida digna e resposta do Estado. Ou se continua errando, votando naqueles que não trabalham pela cidadania, ou busca-se um novo destino, acreditando em quem, realmente, fará uma representação estadista. É até cansativo em afirmar que não se deve vender o voto, sendo também impertinente falar que não se deve depositar confiança naquele por gratidão.

Gratidão por uma ação isolada, benéfica para apenas um grupo ou pessoa, é exatamente o que devemos combater. Votar em um deputado, por exemplo, porque ele interviu para agilizar uma cirurgia, chega ser cômico. É a gratidão mais tola de todas. Ser grato por passar em frente do seu comum, por se achar mais experto que o alheio.

Chega! Nós precisamos eleger quem tenha visibilidade, tenha articulação política, pulso firme e coragem para fazer as coisas acontecerem. O mundo político é bem mais amplo que um aperto de mão e um sorriso falso. Neste campo, quem não passa a perna, é derrubado. Então precisa-se ter consciência para escolher alguém que tenha habilidades, que nasceu com a vocação política. Honesto é virtude, deveria ser uma obrigação. Nem deve ser preceito para voto.

Faltam poucas horas para decidirmos nossos representantes e devemos deixar a emoção de lado para agir com perspicácia e consciência. Escolha o jovem, mas que seja competente. Escolha o experiente, mas que tenha histórico de respostas. Escolha o novo, mas que represente renovação ousada e estratégica.

Vote por razões ideológicas, vote por uma representação de classe, vote por sua região, vote pela cidadania, vote por você. Seja transparente consigo, não deixe ser golpeado pela emoção. Tenha resiliência, saiba diferenciar o ruim, do bom.

A vida não acaba pós a eleição, mas pode se começar um novo caminho.Ou será a continuação da treva política ou a chegada da esperança luminosa. Você é o espelho da cidadania. Você é a democracia. Você merece votar conscientemente.

Que segunda-feira o Brasil amanheça sorrindo, com novos ares e novos caminhos! Viva a democracia!


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro